Fontes de Energia e sua relação com a Sustentabilidade do Planeta

Respeitar nosso planeta, aproveitar com racionalidade e responsabilidade os recursos energéticos disponíveis são de suma importância para nós seres humanos transformarmos as mais variadas formas de energia que encontramos na natureza em produto de consumo que atenda nossas necessidades, dando prioridade as fontes da chamada energia limpa e renovável que sem sombra de dúvidas geram menor impacto ambiental contribuindo para não poluirmos nossas casas, nossas cidades, nossos rios, nossas florestas.

Nosso nível de excelência se dará ao resgatarmos o sentimento da cidadania nas pessoas, com a melhoria da conduta comportamental e ambiental que são conseqüência dos trabalhos realizados nas diferentes áreas que podemos atuar e nesse caso específico da energia. Conjuntamente com educadores as crianças tenderão a levar a seus lares modernos conceitos de sustentabilidade.

 

O advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, fez que a utilização das fontes energéticas tivesse um aumento extraordinário. O atual modelo é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas industriais e agrícolas; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a urbanização aumentou a demanda de eletricidade.

Diante desse cenário, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão, gás natural, petróleo).

Outro aspecto negativo é que essas fontes não são renováveis, ou seja, elas se esgotarão da natureza. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), caso se mantenha a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão se esgotar em 100 anos e as de carvão, em 200 anos.

A energia nuclear, também de origem não renovável, é motivo de várias manifestações contra o seu uso, pois pode haver a liberação de material radioativo.

Com o intuito de diversificar a matriz energética, várias pesquisas foram desenvolvidas para a obtenção de fontes limpas e renováveis. Entre elas estão à energia solar (obtida através do Sol), energia eólica (dos ventos), energia das marés (correntes marítimas), entre outras. Estas fontes, além de serem encontradas em abundância na natureza, geram menos impactos ambientais.

 

O Lacuca partindo da premissa que é dever de todos procurar esse equilíbrio ecológico desenvolve palestras e fóruns com vídeos e fotos ressaltando as diferentes formas de energia que a natureza coloca a nossa disposição e também como devemos utilizar esses recursos. Segue abaixo sinopse das atividades programadas.

 

Programação

 

Tipos de Energia:      não renováveis

                                          renováveis

                                          ecológicas.

Fórum sobre tipos de energia a serem usadas.

Métodos de redução de consumo

Impacto Ambiental: Florestas

                                      Rios

                                      Poluição

                                      Preservação da Fauna

                                      Diversidade Geográfica

                                      Integração na Paisagem

 

 

 

<<Voltar