Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo

Nos dias atuais pela modernidade dos tempos e evolução tecnológica, passamos a viver diferentes situações, principalmente com o êxodo rural e a crescente demanda de pessoas para os grandes centros, Nesses novos tempos é fundamental que a sociedade constituída motive-se para reduzir a quantidade de lixo que produz, evitando o desperdício, resumindo o consumo desenfreado de produtos e separando os resíduos para reciclagem e transformando os não recicláveis a medida do possível em outros produtos. Nossa postura a partir dessa conscientização é adequarmos corretamente as ações para nos desfazermos do lixo com responsabilidade e assim resgatarmos o equilíbrio do meio ambiente tão necessário para melhorar nossa qualidade de vida e proteger nosso planeta.

Coleta Seletiva: Ato de separação do lixo para ser enviado para a reciclagem e outros destinados que se tornem necessários. Tanto pode ser feita essa separação por um só cidadão ou como em comunidades tais como: empresas, escolas, clubes, cidades, etc. A ação por nós tomada gera uma série de benefícios, entre outros destacamos a ampliação das florestas nativas, redução da extração de recursos naturais, economia de água e energia, conservação do solo, prolongamento dos aterros sanitários, redução dos custos de produção, melhoria da limpeza e higiene das cidades, criar e fortalecer cooperativas gerando emprego pela comercialização dos recicláveis.

Reciclagem: A coleta seletiva acima citada é de extrema importância para simultaneamente criarmos condições para após a separação do lixo nas cooperativas de catadores destinarmos os produtos produzidos nesta operação para serem usados na indústria como matéria prima pra novos produtos. Somente 1,4% do lixo produzido nas cidades brasileiras são reciclados, precisamos cria mecanismos para aumentarmos substancialmente esses números, que com certeza nos países do chamado primeiro mundo chegam a números fantásticos em torno de até 95% do lixo gerado. Tudo que for separado nas usinas de reciclagem deve ser prensado e acondicionado corretamente para armazenamento e destinação. Os quatro r devem sempre fazer parte de nossos pensamentos e também de nossas ações.

 

REDUZIR

RECICLAR                     Nova Filosofia de Controle de Resíduos

REUTILIZAR

REPENSAR

O Lacuca empenhado em manter o assunto coleta seletiva e reciclagem em pauta desenvolve palestras e fóruns para transformar em ações práticas de sustentabilidade e manejo nas escolas, bairros, residências e também em seu espaço. Desenvolvemos um projeto visando agregar valores e conhecimento para assuntos pertinentes ao lixo, sua importância, impacto e influência em nossas vidas. Segue abaixo descritas as atividades sugeridas.

Programação de palestras e fóruns

Coleta Seletiva-(O que é)

Importância da Coleta Seletiva

Como Separar o Lixo                                                Gincanas dos pontos

Benefícios da Coleta Seletiva

Redução de Lixo nos Aterros Sanitários

Redução de Gastos com limpeza Pública

Redução de doenças Endêmicas

Como Iniciar a coleta Seletiva em seu bairro, Prédio ou Cidade

Reciclagem do Lixo- (O que é)

Importância de reciclarmos

Organização de cooperativa de catadores  

Geração de emprego e renda                              Gincana de: Caça a sucata

Redução de exploração dos recursos naturais

Redução da poluição do ar, dos rios e do solo

Separação adequada do lixo e descarte de resíduos

Fabricação de adubo orgânico

 

 

 <<Voltar