A Importância dos Projetos Pedagógicos

O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar e sintetizar.

O projeto nasce da necessidade de saber, da necessidade de complementar informações que foram vistas em sala de aula. Ver o assunto em um outro local, enfatizados na prática podem ser um jeito inovador de educação.

A introdução dos projetos de trabalho é uma forma de vincular a teoria com a prática e tem a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:

Na sala de aula, é possível trabalhar qualquer tema, o desafio está em como abordá-lo com grupo de alunos em um ambiente externo e o que podem aprender dele.

Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.

Tanto educadores quanto alunos envoltos num trabalho de pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem enfim, serem fontes de melhoria de conhecimentos. O grande ganho para todos, é viver a experiência da diferença.

Organizar práticas educativas, realizando palestras sobre um determinado tema, utilizar experiências de vida usando métodos de avaliações indiretas, fazem com que o ensino fique mais bem relacionado com as experiências vividas pelos alunos. Essas práticas servem como veículo de motivação.

O LACUCA procura através de seus inúmeros projetos pedagógicos estimular as habilidades e competências dos alunos para que, além de aprender, possam tornar-se pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e felizes.